30 de abr. de 2011

Corda Vs. Cordelete

Uma corda pode ter o comportamento de uma corda estática (menos de 2% de elasticidade, blá, blá, blá...) mas não estar de acordo com todas as características técnicas. Essas cordas (geralmente com 7 a 9mm de diâmetro), juntamente com as de diâmetro menor são genericamente chamadas de cordeletes (accessory cords).


Os cordeletes com diâmetro entre 8 e 9mm normalmente são empregados com função estrutural, como bloqueamento de uma corda em operações de resgate ou tática. Em certos casos emprega-se também cordeletes finos, normalmente de 5,5mm, com alma de kevlar, spectra ou mistura destas fibras para o bloqueamento.
Os materiais com diâmetros intermediários (5 a 6mm) são largamente utilizadas para segurança pessoal, se bem que fitas de nylon e spectra fechadas com costura têm avançado muito nesse campo.
Os cordeletes mais finos devem ser empregados apenas como acessório para prender equipamentos, fazer a fixação da barraca etc. Não se recomenda o uso de materiais desta categoria para confiar a segurança pessoal.


Para saber mais acesse: www.guiavertical.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário