23 de abr de 2012

Mosquetão desgastado corta corda de escalada.



Em um ginásio de escalada em Praga mosquetões fortemente desgastado cortou uma corda de escalada quase nova. Outra razão para verificar o seu equipamento de escalada em uma base regular.





Em 30 de Março, a Comissão de Segurança da Associação Tcheca de Montanhismo (CHS) para informar sobre o acidente. Em um ginásio de escalada em Praga que um alpinista caiu logo acima do primeiro gancho. Aqui, os mosquetões fortemente desgastadas havia cortado completamente a primeira amarração da corda. O escalador felizmente nada aconteceu. As ranhuras no mosquetão causada pelo desgaste, havia desenvolvido arestas que cortou a corda.




De acordo com o proprietário da corda, a mesma era quase nova e veio a partir de um fabricante conhecido. A altura da queda foi de 1,60 metros, como foi indicado Sturzfaktur 0,57. O escalador pesava 80 kg, e a corda tinha uma espessura de 11 mm.

De acordo com os CHS este acidente mostra que não só o mosquetao do último ponto de backup, tem o anglo acentuado, mas expressa da primeira chapeleta também. Mesmo aqui, a corda é ligeiramente desviada (ver figura) causando um atrito maior com a corda formando aresta causada pelo desgaste. Portanto, deve-se verificar seus equipamentos regularmente. Se as expressas ou mosquetoes têm sulcos fortes com bordas afiadas, você deve substituí-lo




Para saber mais acesse: www.guiavertical.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário