20 de abr. de 2011

Como Utilizar a Plaqueta GiGi



















A Plaqueta Gigi - Kong fabricada em alumínio de alta resistência com capacidade para 22KN e para ser utilizada com cordas de 8 12mm de diâmetro. Esta plaqueta apresenta varias funções, sendo as principais: Assegurar 1 ou 2 participantes de uma cordada simultaneamente, ascender combinando a GI-GI com um dispositivo de bloqueio automático e um estribo, blocante em sistemas de resgate, descensor para rapel e descensor de cargas. 



Especificações técnicas da Plaqueta Gigi - Kong.
 

Peso: 68g
Resistência: 22KN

Conhecendo a marca.
     A Kong S.P.A. uma empresa italiana de tecnologia avançada, que está no mercado desde 1977.
     Com certificado ISO 9000 e líder no produto de conectores e equipamentos de escalada, salvamento, espeleologia, segurança industrial e náutica, tem a pesquisa e novão como prioridade, o que trouxe melhoramentos contínuos, por vezes revolucionários nesta empresa.
      Os equipamentos Kong têm os certificados CE - UIAA - NFPA - OSHA / ANSI - RINA - ASTM
      Uma plaqueta gigi pode ser utilizado em diversas condições:



 












Aviso
O mosquetão (sempre deverá ter trava de segurança) deve ser posicionado contra a costela em relevo - verificar que o puxar a corda que vai para o segundo escalador, o sistema bloqueia.





Se estiver usando uma única corda de diâmetro inferior a 10 mm, o mosquetão deve ser posicionada ao redor do GiGi e com as duas cordas de passagem.







Aviso Assegurar dois segundo escaladores.
A costela especial central em relevo, que age como um apoio no mosquetão, permite nivelar dois escaladores, mesmo quando se usa cordas de diferentes diâmetros em conjunto ou isoladamente, porque, em caso de bloqueio de um, deixando o outro correr livremente.





 Quando a corda está bloqueada em carga, se necessário, o segundo escalador pode ser baixado, bombeamento para cima e para baixo do mosquetão (isso funciona melhor se o corpo do mosquetão for de forma achatada).











Apesar do fato de que a GiGi não foi expressamente concebido como sistema de assegurar de efeito dinâmico para o primeiro escalador, por alguns especialistas é utilizado com dois mosquetões.







Ótimo para rapel com duas cordas
Com cordas de 10/11 mm de diâmetro inserir um mosquetão como mostrado em A. No caso de cordas com menor diâmetro, inserir, pelo menos, dois mosquetões como mostra figura B. l. O escalador devera avaliar, para decidir quantos mosquetões colocara, tendo em conta o seu peso total, tipo e a condição da corda e o tipo de rapel ira realizar.











Aviso
Quando efetuar o rapel com o Gi-Gi e mosquetões / os mosquetões devera trabalhar contra a face plana. Lembre-se ao efetuar o rapel sempre usar um dispositivo de auto-blocante.




















Em caso de emergência é possível utilizar a GiGi, juntamente com um auto-blocante e um estribo para ascender.

















Para baixar cargas pesadas (ou seja, dois socorristas) utilizar a GiGi duas placas com quatro mosquetões para montar um sistema (figura A).
Ao baixar use sempre um dispositivo auto-blocante.(figura B).









Exemplo de um levantamento com a GiGi, dois mosquetões e um nó Prussik










Exemplo de um levantamento utilizando a GiGi, três mosquetões, um nó Prussik um pedaço de corda (o chamado Sistema Mezzo Poldo).









Para saber mais acesse: www.guiavertical.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário